Beto emite sinais de distância com Robinson.

por Antonio Daniel da Silva publicado 18/03/2015 09h01, última modificação 18/03/2015 09h01

A ausência de representantes do deputado federal Beto Rosado (PP) na recepção de segunda-feira passada ao governador Robinson Faria (PSD), no Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, gerou especulações em torno de um possível afastamento do Partido Progressista da base de sustentação política do chefe do Poder Executivo norte-rio-grandense.

“Nós vimos o deputado (Beto Rosado) no teatro, durante a sessão solene de homenagem à emancipação política da cidade, mas no aeroporto, que é uma tradição dos políticos de Mossoró, principalmente os correligionários, em recepcionar um governador quando desembarca em Mossoró, mas como disse, não vimos ninguém ligado a Rosalba (Ciarlini) ou do único que tem mandado que é Beto Rosado”, comentou um vereador da base aliada em conversa com a editoria de Política da GAZETA DO OESTE.

O chefe do Poder Executivo do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, foi questionado a respeito da exoneração do advogado Zaidem Heronildes da Secretaria Estadual de Interior, Justiça e Cidadania (SEJUC) e se crise no sistema carcerário do Estado teria ligações com a saída do advogado. De acordo com o governador Robinson Faria, foi o próprio Zaidem quem apresentou formalmente o seu pedido de exoneração da secretaria.

Zaidem Heronildes foi indicado para integrar a equipe de auxiliares do primeiro escalão do Governo Robinson Faria, por indicação do ex-deputado federal Betinho Rosado, e a ausência do seu agrupamento político na recepção ao chefe do Poder Executivo em sua segunda visita à cidade, depois de empossado no cargo, foi alvo de inúmeras especulações, principalmente correlacionadas com a exoneração do aliado político.

“Pode até ser coincidência, embora o que aprendemos em política é que coincidências dificilmente ocorrem, mas no dia em que o apadrinhado político do deputado Beto Rosado pede exoneração do cargo, ninguém e nem mesmo o próprio deputado federal vai prestigiar a presença do governador do Estado em sua cidade, em sua principal base eleitoral, é no mínimo estranho e falar com coincidência diante desta questão, acredito que nem seria muito convincente”, raciocinou a fonte, lembrando que o parlamentar mossoroense, sequer teve o direito de indicar o substituto de Zaidem Heronildes. A atual secretária de Segurança Pública e Defesa Social, Kalina Leite, por intermédio de um decreto publicado hoje pelo governador Robinson Faria determinou que ela assuma interinamente a secretaria de Interior, Justiça e Cidadania no Rio Grande do Norte.

Robinson Faria, por sua vez, teceu críticas a gestões anteriores e, sob esse foco, a tia do deputado federal Beto Rosado, a ex-governadora Rosalba Ciarlini foi atingida. De acordo com declarações do governador do Estado, a Saúde é um problema crônico em nível de Estado, por conta de gestões desastrosas que passaram pelo comando do Poder Executivo potiguar.

Há quem entenda que o afastamento político do grupo do deputado Beto Rosado está correlacionado com o embate eleitoral do próximo ano. Sem condições jurídicas de participar do certame, a ex-governadora Rosalba Ciarlini poderá apresentar o deputado federal Beto Rosado como opção de seu bloco político para as eleições do próximo ano. “Eles só têm uma carta na manga, que é o deputado Beto Rosado. Apenas”, afirmou a fonte.

Publicado em Gazeta do Oeste, por Blog Gazeta do Oeste.