Confederação participa de Audiência na Câmara para apresentação de plataforma gratuita na área de Turismo.

por Antonio Daniel da Silva publicado 16/11/2015 11h35, última modificação 16/11/2015 11h40

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou na quarta-feira, 11 de novembro, de Audiência Pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Um dos temas na pauta foi a apresentação da plataforma tecnológica Gestour e-Marketplace denominada Rede Brasil de Municípios Interativos. A proposta é estruturar o e-Marketplace do Turismo Nacional e ceder através de parcerias público privadas um ambiente de negócios especializado no turismo, com base 100% web. A Plataforma pode integrar todos os destinos nacionais e empreendimentos do setor, por meio de uma infraestrutura tecnológica que possibilita, de forma autônoma, gerir, distribuir, promover e comercializar suas informações, potencialidades, oportunidades de negócios, produtos e serviços, de forma profissional através da Internet.

A plataforma se apresenta como uma ferramenta tecnológica que possibilita a organização e integração dos destinos turísticos. Apesar de ter sido desenvolvida pela iniciativa privada, agora é oferecida gratuitamente para Municípios.

Atualmente o Gestour engloba 5.974 portais, compreendendo todos os Municípios brasileiros, os Estados, as macrorregiões, as 303 regiões do Programa de Regionalização do Turismo e empresas do setor turístico. Conforme o idealizador da plataforma, Vadis Silva, a estruturação permite que os destinos e o trade turístico tenham o seu portal na web no conceito de E-market. “O turismo nacional hoje vive um apagão digital. Se nós tirarmos o setor aéreo do comércio eletrônico na internet, menos de 10% dos produtos de turismo estão sendo comercializados na web. Com o Gestour, cada empresa ou destino passa a ter o seu próprio portal, tudo isso gratuitamente”, explicou. Segundo Silva, a plataforma é estruturada no mesmo conceito da rede social Facebook. “Da mesma forma como uma pessoa tem um perfil na rede social, os destinos ou empresas terão no Gestour.”

Comercialização do Produto Turístico

Os canais de comercialização e as estratégias de comunicação utilizadas para informar os diferenciais do produto turístico ao mercado são relevantes e impactam diretamente nos resultados da  estruturação da atividade turística no Município.

Cada vez mais somos dependentes da internet e buscamos informações on-line. Turistas consultam a internet antes e durante a viagem. Então, é fundamental que o destino turístico utilize esse tipo de ferramenta para informar atrativos e experiências que podem ser vivenciadas na localidade. A qualidade, atualização e disposição da informação são aspectos importantes para que o turista “descubra” e tenha a intenção de conhecer o destino turístico.

Novas ferramentas

Num mercado globalizado e amplamente competitivo, é muito importante que os Municípios procurem utilizar ferramentas tecnológicas para obter vantagens competitivas e se destacar entre os demais. Pensando a cadeia produtiva do turismo como um conjunto de empresas individuais intimamente ligadas que estão localizadas em um destino turístico específico, o Município, os investimentos no segmento turístico podem ser considerados como uma forma de promover a geração de renda e incentivar as potencialidades da população local. É no Município que a empresa está instalada, onde são gerados empregos, renda e oportunidades para o desenvolvimento, fundamentais para o crescimento seu sustentável.

O turismo é um negócio coletivo, seu desenvolvimento depende da conscientização, estímulo e capacidade dos vários agentes, públicos e privados, que compõem a estrutura do Município. Ou seja, os esforços devem ser conjuntos – poder público e população.