Em greve há uma semana, servidores do TJRN realizam manifestação em Mossoró!

por Antonio Daniel da Silva publicado 25/03/2015 09h55, última modificação 25/03/2015 09h57
O movimento paredista começou na semana passada com mobilizações em sete cidades e com ampla adesão. Só permanece no trabalho o número de servidores necessários ao cumprimento da Lei de Greve.

Os servidores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), em greve desde o dia 17, realizaram mais uma manifestação em frente ao Fórum Silveira Martins, em Mossoró. Com faixas e carro de som, os grevistas anunciavam as reivindicações da categoria e as insatisfações contra a presidência do Tribunal.

O movimento paredista começou na semana passada com mobilizações em sete cidades, inclusive Mossoró, e com ampla adesão. Só permanece no trabalho o número de servidores necessários ao cumprimento da Lei de Greve. “Não podemos deixar que a população seja prejudicada. Há um revezamento na participação dos servidores nos movimentos”, disse Graça Alencar, diretora de comunicação do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Norte (SISJERN).

A categoria luta pela não-implementação das medidas contra os servidores, anunciadas pelo Presidente do TJRN, Desembargador Cláudio Santos; pela fixação de uma data-base para a categoria; e pela progressão funcional, conforme lei.

Uma das atividades grevistas é a plantação de árvores. “Estamos plantando uma em cada dia de greve. Hoje plantamos a sexta”, disse a diretora de comunicação do sindicato.

Atos públicos estão acontecendo também em Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, Pau dos Ferros e Ceará-Mirim.

Causas

Entre as medidas de Cláudio Santos está a Portaria que dispensou os Diretores de Secretaria, já tornada sem efeito por ato do Juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública do TJRN, Luiz Alberto Dantas Filho, que atendeu pleito liminar solicitado por Ação Civil Pública do Sisjern. Agravo de Instrumento da PGE sobre a questão foi negado pelo Desembargador Vivaldo Pinheiro, que manteve o entendimento de Dantas Filho.

A paralisação foi aprovada por unanimidade na última quinta-feira, 12, em uma Assembleia Geral Extraordinária que contou com a presença de cerca de 500 servidores.

A greve foi deflagrada após o Pleno do TJRN, no dia anterior (quarta-feira, 11), ter aprovado, por unanimidade, anteprojeto que congela a Gratificação de Técnico de Nível Superior (GTNS). Os desembargadores aprovaram também, com apenas um voto contra – do magistrado Jarbas Bezerra – outro anteprojeto, que revoga o Adicional por Tempo de Serviço (anuênio).

Publicado em Gazeta do Oeste, por Blog Gazeta do Oeste.