Enfrentamento à Desinformação: TSE veicula série de cinco vídeos sobre o tema!

por Antonio Daniel da Silva publicado 02/09/2019 15h15, última modificação 02/09/2019 15h17
Primeiro material mostra que a melhor receita para diminuir o impacto desse fenômeno é abastecer o eleitor de informações confiáveis

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a veicular nesta segunda-feira (2), em seu canal no YouTube, a série de vídeos Enfrentamento à Desinformação. Produzido pelo Núcleo de TV da Assessoria de Comunicação (Ascom) do TSE, o material traz depoimentos de especialistas nacionais e internacionais que participaram do Seminário Internacional Fake News e Eleições, realizado em maio deste ano pela Corte Eleitoral com o apoio da União Europeia.

Combater a desinformação no processo eleitoral não é uma tarefa fácil. Serão cinco vídeos - sendo um por semana -, de aproximadamente 3 minutos cada. Neles, especialistas no assunto destacam a importância da mobilização para coibir a disseminação de notícias falsas, contestam a expressão fake news, explicam como o cidadão pode se defender dessas ações e ressaltam o papel da Justiça Eleitoral na cruzada contra a desinformação.

No primeiro vídeo da série, os entrevistados afirmam que uma das melhores maneiras de diminuir o impacto do “fenômeno da desinformação” nas eleições é abastecer o eleitor de informações confiáveis. E o TSE segue essa orientação à risca. Além de manter em seu Portal uma seção especial que esclarece mitos e verdades acerca de vários assuntos relacionados ao processo eleitoral, periodicamente o Tribunal promove encontros para debater soluções capazes de conter a proliferação de notícias falsas. Afinal, para escolher bem seus representantes, o eleitor precisa saber a verdade sobre os candidatos.

Para o diretor de Políticas Públicas e Relações Governamentais da Google Brasil, Marcelo Lacerda, o combate à desinformação exige soluções multissetoriais focadas em duas estratégias: abastecer o eleitor/usuário de informações relevantes, para que ele possa tomar a decisão mais acertada possível; e fortalecer o ecossistema do jornalismo profissional a fim de rebater informações falaciosas.

O professor de Marketing Político Marcelo Vitorino afirma que é muito positiva a iniciativa do TSE de disponibilizar em seu Portal e em suas redes sociais informações corretas sobre o processo eleitoral, mas pondera que a postura precisa ser reforçada pelos demais Poderes da República.

Assista

Confira, no canal do TSE no YouTube, o primeiro vídeo da série Enfrentamento à Desinformação.

 

Publicado em TSE, por www.tse.jus.br