Evento promovido pelo TCE em parceria com a Femurn e a Fecam reúne gestores.

por Antonio Daniel da Silva publicado 04/08/2015 10h43, última modificação 04/08/2015 10h43

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) reúne desde ontem, em Mossoró, prefeitos e auxiliares de gestão durante o primeiro dia de programação do Encontro Regional para Gestores Públicos Municipais, promovido em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e a Federação das Câmaras Municipais do RN (FECAM), no Hotel Vitória Palace.

O evento foi aberto pelo presidente da Femurn e prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, que destacou a parceria estabelecida com o Tribunal de Contas e a Fecam, oferecendo aos gestores municipais de todas as regiões do Estado um importante processo de capacitação.

“Essa série de encontros, iniciada por Mossoró, discutirá temas de grande relevância, como a atuação do TCE na fiscalização de concursos públicos, boas práticas de gestão de pessoal, entre muitos outros, orientando gestores, fazendo com que futuramente eles não venham a ser penalizados”, ressaltou o presidente da Femurn.

Ainda segundo Francisco José Júnior, o evento está sendo realizado em um momento crucial, no qual os municípios enfrentam uma situação financeira bastante delicada, em virtude da crise financeira que afeta o Brasil. “As receitas estão caindo de forma vertiginosa, por isso esse encontro se torna ainda mais importante, uma vez que as orientações do TCE são extremamente relevantes e primordiais nesse difícil momento”, afirmou.

Representando o TCE/RN, estiveram presentes da abertura do Encontro os conselheiros Tarcísio Costa, presidente da Escola de Contas; e o presidente da 1ª Câmara de Contas do Tribunal, Gilberto Jales. O presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN, Jório Nogueira, e o presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Norte (UVERN), Bruno de Melo, também acompanharam a programação.

A próxima cidade a receber o evento é Pau dos Ferros, nos dias 6 e 7 de agosto, no campus do IFRN, com gestores de 37 municípios. A terceira cidade-polo será Natal, nos dias 18 e 19 de agosto, com gestores de 35 municípios, em local ainda a ser definido.

Caicó será a seguinte, nos dias 1º e 2 de setembro, contemplando 33 municípios, em local ainda a ser definido; e Natal fecha a série de encontros com mais uma edição nos dias 15 e 16 de setembro, reunindo gestores de 33 municípios, também com local ainda a ser definido. Deverão ser atendidas cerca de 700 pessoas nas cinco edições.

Publicado em Gazeta do Oeste, por Blog Gazeta do Oeste.