Justiça na Praça recebe público de 58 mil pessoas na Zona Norte de Natal.

por Antonio Daniel da Silva publicado 27/04/2015 09h29, última modificação 27/04/2015 09h29

Os moradores da Zona Norte de Natal tiveram a oportunidade de receber neste sábado (25), diversos tipos de serviços gratuitos colocados à disposição pelo Tribunal de Justiça do RN, Prefeitura de Natal e mais de 40 instituições, órgãos públicos e da iniciativa privada parceiros da 39ª edição do Programa Justiça na Praça. Após sete anos, a capital potiguar voltou a sediar o programa e recebeu público de 58.285 pessoas. Desde as 8h, a população da área mais populosa da capital começou a ser atendida no Campus da Faculdade Estácio Zona Norte, em Igapó.

Na abertura do evento, a coordenadora do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS) do TJRN, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, falou da felicidade pela parceria firmada com a Prefeitura de Natal, relembrando que o prefeito Carlos Eduardo Alves havia firmado essa parceria por ocasião da primeira edição do Justiça na Praça, ainda no ano de 2007, quando também era o chefe do Executivo. Zeneide Bezerra representou o presidente do TJRN no evento, desembargador Claudio Santos, e fez uma homenagem a Força Aérea Brasileira (FAB), pela passagem do seu dia (celebrado em 22 de abril), nas pessoas dos coronéis Braga, Santoro e Alcântara, todos pilotos da Aeronáutica.

O prefeito Carlos Eduardo destacou a importância da parceria firmada com o TJRN, ainda em 2007, quando a Prefeitura de Natal passou a apoiar o Justiça na Praça para potencializar os importantes serviços postos à disposição da população de Natal. Parabenizou a quem nunca deixou de acreditar no sucesso do Justiça na Praça e com isso já se chegou a sua 39ª edição. “Apesar de ser um final de semana, o nosso compromisso é estar aqui para dizer que o Poder Judiciário do Rio Grande do Norte está de parabéns pela iniciativa. Saiba que a Prefeitura sempre será parceira porque entendemos que é desta forma que podemos melhorar a vida das pessoas e o grau de cidadania da nossa cidade do Natal”, comentou.

O corregedor geral de Justiça, desembargador Saraiva Sobrinho, deu as boas vindas a todos e considerou o momento como ímpar para o Poder Judiciário porque o Justiça na Praça, com seu viés social, tira juízes e servidores dos seus gabinetes e leva-os para as ruas, para atender a população mais carente de Natal. “O que está acontecendo aqui hoje é muito bom, porque nós já não estamos numa época em que o Judiciário se preocupa apenas em julgar, mas sim com o social”, afirmou Saraiva Sobrinho. Ele enalteceu a iniciativa e parabenizou a Prefeitura de Natal e a Faculdade Estácio Zona Norte pela parceria.

“Essa é a nossa missão e nós estaremos sempre de braços abertos a todos que aqui venham com a boa vontade de transformar nossa sociedade”, afirmou o diretor geral da Faculdade Estácio Zona Norte, Erick Augusto Pereira Caldas. Ele falou que é com gratidão que a faculdade teve a satisfação de receber o programa em suas instalações.

Serviços

Com uma ampla programação, o evento ofereceu diversos serviços ao público, como o Plantão Jurídico, que teve 43 audiências realizadas por três juízes plantonistas, sob a coordenação do juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho. O Plantão Judiciário contou com duas bancas de advogados e estudantes de direito de três faculdades de Natal para atender as demandas em que havia possibilidade de conciliação.

Nos estandes localizados na entrada da Faculdade Estácio Zona Norte, os visitantes encontravam servidores do Núcleo de Ações e Programas Socioambientais, Ouvidoria, Novos Rumos, Noade, Plantão Jurídico, além de diversos órgãos e secretarias do Município. No interior do prédio, a população encontrava inúmeras palestras sobre os mais diversos temas, como saúde, educação, esporte, cultura, educação fiscal, trânsito, violência doméstica, direitos humanos, direitos do consumidor e programas assistenciais.

Publicado em Tribuna do Norte, por Blog Tribuna do Norte