Mais 13 cidades são incluídas no rodízio de abastecimento d’água.

por Antonio Daniel da Silva publicado 07/07/2015 10h07, última modificação 07/07/2015 10h07

A partir de hoje, mais 13 cidades da região do Alto Oeste entrarão em sistema de rodízio no abastecimento de água. Com a seca prolongada e a perspectiva de poucas precipitações em 2016, devido à consolidação do fenômeno El Niño, a medida é necessária para manter a reserva hídrica por mais um ano, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Agora, 33 cidades potiguares estão sob algum tipo de restrição no abastecimento. Mesmo com a medida, ainda há possibilidade de que pelo menos dez municípios entrem em colapso e, até o final do ano, passem a ser abastecidos via carro-pipa.

O Alto Oeste concentra, atualmente, 32 das 33 cidades que estão com abastecimento de água restrito. Até ontem, oito municípios da regional estavam em colapso (ou seja, sem abastecimento), e outros 11 sob rodízio. Entretanto, sem registro de chuvas na região, foi preciso ampliar o racionamento para as outras 13 cidades que integram a regional. Apenas duas cidades da região, Severiano Melo e Rodolfo Fernandes, escaparam, por ora, das restrições. Em comparativo, o Seridó possui, atualmente, apenas uma cidade em colapso no abastecimento: Carnaúba dos Dantas.

Publicado em Tribuna do Norte, por Blog Tribuna do Norte