Manutenção viária em corredores de ônibus é aprovada na CMN!

por Antonio Daniel da Silva publicado 17/04/2015 09h10, última modificação 17/04/2015 09h11
A iniciativa vai integrar o projeto de lei autorizativa da Licitação do Transporte, em fase de discussão e votação.

Foi aprovada por unanimidade, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Natal nesta quinta-feira (16), matéria apresentada pelos vereadores Ubaldo Fernandes (PMDB), Adão Eridan (PR) e Emanoel do Cação (PP) obrigando que as vias onde passam os ônibus e alternativos sejam drenadas e pavimentadas. A iniciativa vai integrar o projeto de lei autorizativa da Licitação do Transporte Público, em fase de discussão e votação das emendas parlamentares.

De acordo com o vereador Ubaldo Fernandes, a proposta tem o objetivo de investir na qualidade da malha viária da capital potiguar. "Estamos assegurando que os coletivos andem em corredores urbanos adequados, haja vista que muitos veículos quebram por causa dos buracos e alagamentos nas avenidas. Assim, pavimentação e drenagem serão pré-requisitos para as políticas públicas de transporte", explicou.

O vereador Hugo Manso (PT), por sua vez, encartou emenda ao texto-base que estabelece percentual de 6% da frota em situação de reserva. "O projeto não previa frota de reserva. Sabemos que sempre tem ônibus ou miniônibus fazendo manutenção. Esses que estão com problemas mecânicos devem ser substituídos para que a população não seja prejudicada".

Também recebeu parecer favorável do plenário uma emenda encaminhada pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL), definindo que todos os ônibus novos deverão estar devidamente equipados com motor traseiro.

"Além do barulho, o motor tem vibrações que emana muito calor, o que pode prejudicar a saúde dos rodoviários. O motor traseiro oferece mais conforto para o motorista, maior segurança e menor desgaste de pneus. Aproveito para agradecer aos colegas que votaram a favor dessa proposição, que vai melhorar a condição de trabalho dos profissionais", defendeu Sandro.

Ao todo foram apresentadas 230 emendas, sendo 206 apreciadas, 79 aprovadas, 68 retiradas, 30 prejudicadas e 19 rejeitadas. O debate será retomado com a realização de uma sessão extraordinária na próxima segunda-feira (20), a partir das 9h da manhã.

Publicado em nominuto.com, em Blog nominuto.com