Nordeste e Norte devem ter menos chuvas e temperaturas devem ficar acima da média no Brasil no próximo trimestre.

por Antonio Daniel da Silva publicado 28/03/2016 10h19, última modificação 28/03/2016 10h19

Deve chover abaixo do normal no Nordeste e parte do Norte no próximo trimestre. A previsão climática para os meses de abril, maio e junho é do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e foi divulgada no último dia 23 de março.

Ainda segundo o documento, existe uma probabilidade maior de que haja um volume de chuvas abaixo do normal climatológica na faixa que vai do norte do Pará ao leste da Bahia.

O meteorologista, Gilvan Sampaio de Oliveira, explica que a área sofre forte influência do fenômeno El Niño e do aumento da temperatura do Oceano Atlântico. O período do outono – no qual está inserido o trimestre da previsão – representa a estação chuvosa do Nordeste.

"São dois fatores que atuam conjuntamente. O El Niño influencia na região Norte e o nordeste da região Nordeste. A parte leste do Nordeste é influenciada pela temperatura mais alta do Atlântico. Mas ambos tendem a diminuir o volume de chuvas", explicou o pesquisador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), que faz parte do GTPCS.