OAB realiza mobilizações no RN em defesa da reforma política

por Antonio Daniel da Silva publicado 24/03/2015 12h05, última modificação 24/03/2015 12h05
A intenção é mobilizar a população potiguar para intensificar a coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que pretende modificar a forma de representação política no país.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional do Rio Grande do Norte, lançou em Natal, nesta segunda-feira (23), a campanha “Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas”. Nos próximos dias, a OAB/RN realizará atividades em Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros, Apodi e Currais Novos.

A intenção é mobilizar a população potiguar para intensificar a coleta de assinaturas para o projeto de iniciativa popular que pretende modificar a forma de representação política no país.

Às 19h30 de hoje (24), a mobilização pela reforma política acontecerá em Caicó, na região Seridó. O encontro entre representantes da OAB e das demais entidades envolvidas nesta campanha será no auditório do Centro Pastoral.

Na quarta-feira (25), às 9h30, o encontro será no município de Parelhas, que também fica na região Seridó. Ainda na quarta, às 17h, a campanha será lançada em Mossoró, no auditório da OAB. Humberto Fernandes, conselheiro federal e professor universitário, será o palestrante.

De acordo com o presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, as mobilizações que ocorrerão na capital e em diversas cidades do interior têm o objetivo de conscientizar a população norte-rio-grandense sobre a necessidade de mudança no atual sistema eleitoral brasileiro. “Queremos que todos participem, tanto os mais jovens como os mais experientes, mulheres e homens, em prol do aperfeiçoamento da democracia”, destaca o presidente da OAB no estado, que espera muitas de assinaturas no RN.

Em Mossoró, o presidente local da OAB, Aldo Fernandes, destaca a participação de representantes de diversas entidades, além das classes estudantis e demais instituições que têm atuado juntamente com a Ordem dos Advogados em favor da democracia. “Esse será um trabalho que terá a participação de todos os segmentos da sociedade mossoroense. Coletaremos assinaturas nas faculdades e universidades da cidade e por isso é extremamente importante a mobilização dos estudantes”, declara.

INICIATIVA POPULAR – A Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas é formada atualmente por 103 entidades e movimentos sociais. O projeto de iniciativa popular deve conter assinaturas equivalentes a 1% do eleitorado (aproximadamente 1,5 milhão), entre outros requisitos legais. Dentre as propostas de mudança, o projeto quer proibir o financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha e quer também as eleições proporcionais em dois turnos.

 

Publicado em Gazeta do Oeste, por Blog Gazeta do Oeste.