Obras do PAC 2 tiveram redução de 36% dos recursos em 2015.

por Antonio Daniel da Silva publicado 29/07/2015 09h31, última modificação 29/07/2015 09h31

A maioria das obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será reduzida sensivelmente. A execução orçamentária do programa, segundo levantamento da ONG Contas Abertas, teve uma redução de 36% no primeiro semestre de 2015 comparado ao mesmo período do ano anterior. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. No Ceará, 1.164 empreendimentos do PAC estão andamento, conforme o Ministério do Planejamento, entre elas o Cinturão das Águas, a ferrovia Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco.

Segundo a publicação, entre janeiro e junho, foram investidos R$ 19,9 bilhões nas ações do programa pela União frente a R$ 31,1 bilhões no ano passado (valores corrigidos pelo IPCA). Foi o menor investimento do PAC em um primeiro semestre desde 2011.

As maiores quedas no nível de investimentos aconteceram nos setores como Desenvolvimento Agrário, Defesa e Educação na comparação com o ano passado. O levantamento leva em conta os investimentos do Orçamento da União, não incluindo recursos aplicados por Estados, municípios, estatais e parceiros privados no programa.
O ajuste fiscal, aliado ao atraso na aprovação do Orçamento, foram os principais fatores para a redução do ritmo de execução do PAC em 2015. A tesourada do ajuste fez a previsão de investimento no programa cair de R$ 65,7 bilhões para R$ 40,5 bilhões. Já o atraso no Orçamento engessou os recursos para investimento nos quatro primeiros meses.

O resultado deste cenário foi que 82% do investido no PAC no primeiro semestre foram de restos a pagar —recursos previstos no Orçamento do ano passado. Segundo levantamento da ONG Contas Abertas, das 629 ações com orçamento autorizado para 2015, 527 tiveram execução inferior à metade do previsto. Destas, 324 não receberam nenhum centavo em recursos federais.

Publicado em Tribuna do Norte, por Blog Tribuna do Norte