Professor da USP e ministro do STJ estão entre favoritos para assumir vaga de Joaquim Barbosa no STF.

por Antonio Daniel da Silva publicado 30/03/2015 08h56, última modificação 30/03/2015 08h56

A vaga deixada pela aposentadoria do ex-ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser ocupada pelo tributarista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Heleno Torres, ou pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão. Torres e Salomão são os favoritos dentre os que disputam a indicação da presidente Dilma Rousseff (PT), para o cargo na Corte Suprema.

Em 2013, Heleno Torres chegou a ser convidado pessoalmente pela petista, no Palácio do Planalto, para assumir a vaga deixada pela saída do ministro Ayres Britto do STF, mas após a informação ter vazado na imprensa, Dilma recuou e indicou o advogado Luis Roberto Barroso. Ainda segundo o colunista, Luis Felipe Salomão tem a seu favor os anos de atividades no STJ e a simpatia de senadores e empresários do eixo Rio-São Paulo. Outro ministro do STJ, Benedito Gonçalves, também estaria sob a análise de Dilma.

Pela legislação, o nome indicado pela presidente deve ser sabatinado e aprovado no Senado para então ser efetivado como integrante do STF. Em Brasília é grande a expectativa para a indicação da presidente, pois o nomeado integrará a Turma da Corte responsável por julgar os políticos envolvidos no escândalo de corrupção na Petrobras, revelado pela Operação Lava Jato da Polícia Federal.

 

Publicado em Robson Pires, por Blog Robson Pires.