RN sedia encontro de governadores nordestinos!

por Antonio Daniel da Silva publicado 08/05/2015 08h43, última modificação 08/05/2015 08h43

Acontece hoje em Natal, o 3º Encontro de Governadores do Nordeste, com o tema “Por uma agenda de desenvolvimento regional”. O evento tem o objetivo de discutir uma pauta única: o desenvolvimento para toda região.

Participam do evento o governador Robinson Faria e mais oito chefes do Executivo nordestinos, além do ministro da Fazenda Joaquim Levy e do ministro para Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger.

No encontro serão tratados o ajuste fiscal, a continuidade e ampliação de investimentos para a região, a unificação da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e questões relativas à previdência. O encontro, sediado no Rio Grande do Norte, termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes.

O governador Robinson Faria (PSD) falou sobre a sua expectativa em relação ao evento ao ser entrevistado pelo Novo Jornal. Para o chefe do Poder Executivo do Rio Grande do Norte, o encontro de hoje em Natal é a oportunidade de alinhar o discurso de todos os gestores estaduais do Nordeste com o objetivo de buscar investimentos para a região.

Após o almoço, por volta das 15h, será a vez do ministro para Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, proferir palestra. O encontro termina com a elaboração de uma carta aberta com o pleito de todos os participantes. Eles farão uma reunião fechada após a palestra de Unger e divulgarão o conteúdo encerrando o evento por volta das 17h.

“O Nordeste tem grandes potencialidades para o desenvolvimento econômico e social. Nesse encontro, que traz o tema Por uma agenda de desenvolvimento regional, vamos discutir o futuro da região, integrando os Estados na busca pelos investimentos e melhorias que a sociedade deseja. Pretendemos também traçar as estratégias necessárias para vencer a crise que atualmente afeta todo o país, dialogando de maneira propositiva com o governo federal”, destacou o governador Robinson Faria.

Para ele, o apoio do Governo Federal é de fundamental importância aos Estados nordestinos que precisam dar continuidade aos projetos em curso, receber novos investimentos para reduzir as desigualdades e compensar as perdas de receita do FPM. Esta proposta já vem sendo defendida por Robinson nas reuniões que já vêm ocorrendo entre os gestores nordestinos desde que foram empossados. Eles estão procurando manter-se unidos para conseguir êxito nas reivindicações com o Executivo brasileiro.

Publicado em Gazeta do Oeste, por Blog Gazeta do Oeste.