TRE/RN promove debate sobre a segurança da votação eletrônica.

por Antonio Daniel da Silva publicado 16/05/2019 11h26, última modificação 16/05/2019 11h26

A segurança do processo eletrônico de votação e a inexistência de fraudes no uso da urna eletrônica foram destaques no workshop realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), através da Escola Judiciária Eleitoral, inaugurando o debate sobre as Eleições 2020. A palestra do Secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino, desmistificou as principais informações que giram em torno da urna eletrônica ao longo dos 23 anos de sua existência. “Existem vários mitos, principalmente levantados por essa avalanche de notícias falsas, que precisam ser esclarecidos em eventos como este promovido pela Justiça Eleitoral potiguar”, ressaltou o secretário.

As principais dúvidas coletadas através da Consulta Pública Online lançada pelo TRE-RN também foram colocadas em pauta e respondidas pelo palestrante. “Nós abrimos esse novo ciclo de trabalho já com um convite à sociedade para participar, para questionar, para debater e para se manter esclarecida sobre todo o processo eleitoral e, junto conosco, torná-lo cada vez mais transparente”, afirmou a Diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Érika Paiva.

O evento foi aberto pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo, que destacou o empenho da Justiça Eleitoral em desde já garantir a preparação das Eleições 2020. “Hoje damos o ponta pé com a participação do público externo tendo como tema aquilo que é de maior importância no dia da eleição, que a urna eletrônica”, afirmou o presidente.

No turno da tarde, o evento continuou exclusivo para o público interno do TRE, com a palestra “A importância da segurança da informação no TRE-RN” com Carlos Magno Câmara (STIC/TRE-RN). Na ocasião, foram abordados os aspectos fundamentais para segurança da informação, vírus, bot’s, mecanismos de proteção e dicas de segurança. Dando continuidade ao tema, o professor do Instituto Metrópole Digital/UFRN, Sílvio Costa Sampaio, ministrou a palestra “A segurança da informação: a análise de casos práticos”, trazendo uma discussão mais abrangente do assunto com estatísticas, estudos de caso e informações sobre novos mecanismos.

Participaram do evento representantes do TRE da Paraíba, os juízes da corte Wlademir Capistrano e Ricardo Tinoco, a Diretora-Geral, Simone Mello, secretários, servidores e representantes dos cartórios eleitorais.

Publicado em TSE, por www.tse.jus.br