Walter Alves quer mais UTIs neonatais no Rio Grande do Norte.

por Antonio Daniel da Silva publicado 06/07/2016 09h00, última modificação 06/07/2016 09h00

Terminou ontem (5) o prazo para os deputados federais apresentarem propostas destinadas a orientar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Preocupado com a realidade do Rio Grande do Norte, Walter Alves (PMDB) apresentou proposta individual que cria condições para a ampliação do número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais no Estado. “No momento do nascimento dos filhos, nada é mais difícil para os pais do que ver o recém-nascido sem a atenção necessária da saúde pública”, conta.

A situação é preocupante. Dados divulgados recentemente apontam um alto déficit de leitos de UTI pediátrica no Rio Grande do Norte. Atualmente, são 39 leitos pediátricos e uma necessidade de 248. No caso de neonatais, existem 103 leitos em todo o Estado, mas o número ideal seria de pelo menos 196. “Devido a esse quadro alarmante, priorizei esse setor na elaboração da LDO”, afirma Walter Alves.

Além das UTIs neonatais, o deputado também acrescentou sugestão para priorizar a recuperação da frota de veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “A situação está tão precária que o Ministério Público do Trabalho já notificou o Governo para responder sobre as denúncias de sucateamento feitas por trabalhadores da área”, explica Walter Alves. O deputado sugeriu ainda investimentos na segurança pública.

Walter Alves acredita que maiores investimentos nessas áreas vão minimizar os graves problemas vividos nos últimos anos pela população potiguar. As estatísticas revelam o crescimento da violência, o sucateamento do sistema de saúde e precárias condições para socorrer crianças recém-nascidas. “A vida é nossa joia mais preciosa e devemos protegê-la desde o primeiro dia”, acrescenta o deputado.

 

Publicado em Robson Pires, por Blog Robson Pires.