Wilma vai a São Paulo tratar da fusão do PSB com o PPS.

por Antonio Daniel da Silva publicado 03/06/2015 09h44, última modificação 03/06/2015 09h44

A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, reuniu-se com dirigente nacional da legenda para discutir o processo de fusão partidária e o pleito de 2016. O encontro foi com o vice-governador de São Paulo, Márcio França, e ocorreu na capital paulista. Segundo relato do dirigente nacional peessebista, a conversa discutiu a conjuntura nacional e local. Márcio França confirmou que “haverá surpresas” na sucessão em Natal. Questionado sobre quais surpresas, ele desconversou: “ela (Wilma de Faria) vai avaliar e na hora certa informará vocês. A vice-prefeita é uma pessoa experiente e de larga trajetória”.

Sobre o processo de fusão partidária do PSB com o PPS, o vice-governador de São Paulo considerou o processo irreversível, mas disse que não há pressa. Ele explicou que a urgência de concretizar a união das duas legendas era pela ameaça de acabar com a coligação proporcional, fato que já foi descartado na votação da reforma política, ocorrida semana passada, na Câmara dos Deputados.

No entanto, Márcio França confirmou que já está definida a união do PSB e PPS nas eleições do próximo ano em todas as capitais e nos colégios eleitorais com mais de 200 mil eleitores. “A fusão é irreversível. Agora vamos fazer em etapas porque a decisão da Câmara dos Deputados de não votar o fim da coligação proporcional nos tirou a urgência”, disse o vice-governador de São Paulo.

Ele disse que o 80% dos dirigentes do PSB hoje são favoráveis a fusão com o PPS. “Temos 80% do partido no país favorável, queremos chegar a 100%, falta só um pedacinho, mas esteja certa que a fusão é inevitável”, completou.

Ele confirmou que o partido fez uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral sobre se a fusão das legendas abre uma janela partidária para detentores de mandatos ingressarem no novo partido e se permite também a saída de  eleitos pela legenda para ingressarem em outro partido.

Publicado em Tribuna do Norte, por Blog Tribuna do Norte